Sobre a Revista

A Avanços em Medicina é uma revista científica online com publicações trimestrais, submissão em fluxo contínuo e revisão por pares que possibilita a disseminação da produção científica, ampliando a visibilidade e o impacto das publicações da área da Medicina. É uma revista interdisciplinar que publica artigos escritos em português ou inglês que relatam pesquisas científicas na área da saúde envolvendo medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, empreendedorismo hospitalar, cooperativismo, entre outras áreas relacionadas com Saúde Humana.

Processo Editorial

Este periódico tem compromisso com a ética e a qualidade das publicações de todas as partes envolvidas: autores, editores e revisores. Este documento expressa o processo editorial e a Política de Privacidade dos nossos serviços. Se você não concorda com nossa política e processo editorial, por favor, não use os serviços.

Informamos que os nomes e endereços fornecidos a Avanços em Medicina são de uso exclusivo para os serviços de publicação ofertados por esse periódico, não havendo possibilidade de disponibilização para outro fim. Ao submeter um manuscrito a este periódico está implícito que todos os autores leram e concordaram com seu conteúdo e afirmam estar em conformidade com nossa política.

Custos/Taxação - não há taxas ou custo para publicação na Avanços em Medicina.

Instruções aos autores para submissão

O autor responsável pela submissão do trabalho deverá se cadastrar no sistema através do site https://www.jornalavancosmedicina.com e após o login e acesso ao sistema fazer a submissão.

Na área privativa para submissão o autor deve preencher todas as informações solicitadas no item 1. e no quadro “Comentários para o editor” deve ser anexada a carta de apresentação (cover letter). Na área 2. Transferência do manuscrito, em “Enviar arquivos de submissão” - Componentes do artigo, selecionar a opção “texto do artigo” e fazer o upload do arquivo .doc com o trabalho completo e continuar as etapas sempre salvando quando solicitado. Na área 3. “Inserir metadados” o autor deve enviar cada trecho do trabalho, como solicitado. Na área do “Título”, mesmo que seu trabalho tenha subtítulo, solicitamos que todo o título seja escrito na caixa “Título”. Na “Lista de coautores” deve ser informado os nomes completos, e-mails e ORCID de todos os coautores. Na área 4. “Confirmação” se seguro do preenchimento de todas as etapas anteriores, “Finalizar submissão”.

O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção Diretrizes para Autores. Além disso, todos os autores e coautores estar obrigatoriamente no ORCID, com perfil atualizado.

É importante ratificar o compromisso e respeito deste periódico com a ética, repudiando práticas inapropriadas como o plágio. Todos os trabalhos submetidos terão seu índice de similaridade textual avaliado pelo iThenticate. Devendo todas as obras ser devidamente referenciadas garantindo a autoria de propriedade intelectual de quem produziu. Após a publicação do artigo, nenhum autor poderá ser acrescentado na autoria do manuscrito.

Revisão por pares

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados primeiramente pelo Comitê Editorial e se considerados dentro do escopo do Jornal seguindo as diretrizes para autores e regras de formatação, seguirão para revisão por pares. Cada trabalho será revisado por dois especialistas nas temáticas da publicação seguindo as diretrizes de avaliação do nosso periódico.

Avaliação do manuscrito

As fases do processo editorial envolvem várias etapas avaliativas, desde a verificação do tema do trabalho no escopo do Jornal e formatação do texto pelos editores passando pelo trabalho da revisão por pares. Os autores devem fazer as correções sugeridas através da função “controlar alterações” do Word para facilitar as correções. As sugestões dos revisores que não foram acatadas devem ser justificadas na cover letter de ressubmissão. As respectivas correções e/ou justificativas devem ser acatadas dentro do prazo solicitado, caso o prazo não seja cumprido o artigo deverá ser enviado como nova submissão.

Após o recebimento das correções, os editores enviarão o artigo na versão para publicação para que os autores realizem a leitura de provas e autorizem a publicação ou enviem os ajustes finais, caso necessário. Após a leitura de provas e autorização para publicação, o conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do (s) autor (es). A Avanços em Medicina segue os termos do Committee Publication Ethics

Diretrizes para os autores

O manuscrito deve estar em um arquivo do tipo .doc e ser formatado A-4, fonte Calibri tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, com margem direita não justificada, sem páginas numeradas, criados no programa Microsoft Word, seguindo o modelo dos artigos publicados na última edição.

Artigos de pesquisa original

O artigo (texto sem resumo, abstract e referências) deve conter até 5.000 palavras com os seguintes tópicos: Título, Resumo em português, Abstract em inglês, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Referências (até 50); Conflito de Interesse; Financiamento (se houver); Contribuições dos autores; Agradecimentos (se houver); Tabelas e Figuras (se houver).

A norma para as citações e elencar as referências bibliográficas no manuscrito deverá seguir o modelo Harvard.

É importante sequenciar as figuras numeradas em arábico chamadas no texto, com numeração independente das tabelas. Em caso de desenhos originais devem ser assinados pelo artista.

Comunicações breves

São manuscritos breves com contribuição significativa sem se tratar de resultados parciais. As comunicações breves devem conter até 1.500 palavras e até 15 referências.

Artigo de revisão

Artigo de revisão da literatura relacionado ao escopo do Jornal com até 5.000 palavras e 80 referências.

Artigo de Opinião

Trata-se de artigo onde o autor discute sua opinião pessoal sobre o tema. Geralmente escrito por profissionais reconhecidos por sua contribuição notoriamente importante na área.

Carta ao editor

Diálogo sobre o conteúdo de um artigo publicado neste periódico fornecendo comentários, fazendo correções, oferecendo teorias alternativas ou solicitando esclarecimentos sobre o conteúdo da publicação.

Editoriais

Texto escrito pelo corpo editorial destacando as questões-chave válidas para o Jornal e expressando suas opiniões sobre artigos ou tema abordado na edição.

Imagem em Medicina

O Jornal visa publicar imagens ainda não publicadas com descrição até 500 palavras utilizando no máximo 10 referências.

Relato de caso

Relatos de casos clínicos ou cirúrgicos não devem ter mais de 1.500 palavras com um máximo de 10 referências e 5 imagens, contendo um resumo e abstract de até 150 palavras.

Declaração de Direito Autoral

O envio voluntário do manuscrito implica de forma automática na cessão integral dos direitos patrimoniais a Avanços em Medicina, após publicação. Os autores cedem ao periódico o direito de primeira publicação do manuscrito, concedendo a licença pela Creative Commons Attribution. Está garantido aos autores os direitos autorais e morais de cada artigo publicado, sendo permitido: utilização do conteúdo para ensino, pesquisa; divulgação do manuscrito vinculado ao link para acesso no website da Avanços em Medicina facultada a divulgação em redes fechadas de instituições (intranet) e repositórios de acesso público. 

Também está permitida a elaboração e divulgação das obras derivadas do manuscrito e seu conteúdo a partir da citação da fonte original, publicada na Avanços em Medicina. As edições da Avanços em Medicina também serão impressas e distribuídas em território nacional.

ANEXO I

Declaração de Direitos Autorais e de Responsabilidade

O(s) autor(s) garante(m) que o artigo é original, que respeitaram a proteção dos direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade intelectual de terceiros. Além disso, há a garantia de que o manuscrito que não foi enviado para publicação em outra revista e que também não foi publicado em outro meio anteriormente.

O (s) autor(es) confirma(m) que a última versão do manuscrito foi revisada de acordo com as orientações da revista e aprovada, cumprindo as etapas abaixo destacadas e assumindo a responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

1) Concepção, planejamento e execução das atividades e sistematização interpretação e discussão dos desfechos apresentados na versão final;

2) Escrita do manuscrito e ciência da revisão das versões sucessivas executadas;

3) Aprovação da versão final submetida.