Influência das unhas artificiais na leitura da oximetria de pulso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52329/AvanMed.54

Palavras-chave:

Oximetria, Oximetria de pulso, Monitorização intraoperatória

Resumo

Objetivo

Analisar a influência das unhas artificiais na leitura da oximetria de pulso.

Método

Estudo clínico-experimental, com 100 voluntários saudáveis entre 18 e 60 anos, nos quais foram instaladas unhas artificiais nas unhas da mão esquerda, enquanto as unhas da mão direita não sofreram qualquer alteração. Foram aplicados critérios de elegebilidade para então proceder para a leitura da saturação periférica de oxigênio em todos os dedos e realizado um estudo comparativo. A normalidade dos dados foi testada por meio do teste de Kolmogorov Smirnov. As médias das condições controle e experimental para todas as variáveis e condições foram comparadas por meio do Teste t de Student para amostras pareadas ou pelo Teste de Wilcoxon. Todos os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences 20.0. Foi adotado um nível de significância de 5% para todos os testes realizados.

Resultados

Foi verificada redução estatisticamente significativa da saturação do oxigênio com uso de unha artificial de cor vermelha (p< 0,001), unha artificial de cor preta (p< 0,001), unha artificial de cor prata (p< 0,001) e esmalte sintético em glitter de cor rósea (p=0,001).

Conclusão

As unhas artificiais testadas apresentaram diferença estatisticamente significativa na leitura da saturação do oxigênio, porém, não resultaram em alteração clinicamente significativa em voluntários saudáveis, portanto, não há necessidade da remoção rotineira destes dispositivos para a monitorização adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

1.
Amorim PRBC, Souza BFN de, Lima Filho AA. Influência das unhas artificiais na leitura da oximetria de pulso. am [Internet]. 15º de dezembro de 2022 [citado 26º de abril de 2024];2(2):36-42. Disponível em: https://www.jornalavancosmedicina.com/index.php/am/article/view/79

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)