Vantagens na utilização do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52329/AvanMed.62

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Informática em Saúde Pública, Tecnologia, Registros de enfermagem

Resumo

Objetivo
Identificar na literatura científica as vantagens do uso do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde. Método
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre os meses de julho a outubro de 2020 por meio dos descritores registro eletrônico de saúde, saúde pública, registro eletrônico de saúde, informática em enfermagem e serviços de saúde. A busca aconteceu na base de dados Lilacs e na Biblioteca Virtual da SciELO. Foram localizados 140 artigos e, destes, 10 compuseram a amostra final.
Resultados
As principais vantagens encontradas foram o acesso remoto e simultâneo da informação, a segurança dos dados, a legibilidade dos registros, a integração com outros sistemas de informação e a redução do uso de papel. Apesar disso, foram percebidas inúmeras dificuldades para implantação do prontuário eletrônico.
Conclusão
A implantação do prontuário eletrônico traz mais benefícios que possíveis prejuízos aos serviços de saúde, com redução econômica e sustentável a partir da diminuição das folhas de papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

1.
Silva CMP da, Silva SRC da, Souza BFN de. Vantagens na utilização do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde. am [Internet]. 12º de dezembro de 2023 [citado 17º de julho de 2024];3:2-9. Disponível em: https://www.jornalavancosmedicina.com/index.php/am/article/view/90

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)